Foi uma correria, mas deu para sair do II Forum e já pegar uma ponte para chegar ao Rio, e a Intercom Sudeste que acontece na ECO - Escola de Comunicação da UFRJ na Urca. Participei da DT (divisão temática) em Comunicação Organizacional. Vários ótimos trabalhos foram apresentados mas um em especial me achamou atenção.
É possivel fazer marketing e ser do bem? A partir dessa ótima questão, a Flavia Clemente do jornalismo da UFF apresentou sua reflexão. A forma de uma organização se relacionar com seus públicos e divulgar sua postura pública podem ter diferentes nomes, mas pelo que as empresas vêm fazendo de fato, podemos dizer que está mais para Marketing Institucional (MI) do que para Comunicação Organizacional (CO) pois o que acaracteriza o MI é o foco das ações empresariais no negócio. Exemplos flagrantes são as OSCIPs que têm o mesmo nome da marca, como Instituto Souza Cruz, Itaú, Centro Cultural Banco do Brasil, Fundação Bradesco etc.). Já o termo Comunicação Organizacional hoje está mais voltado para as atividades das organizações do 3o. setor, ou até para empresas que prestam serviços públicos (como telefonias)... O fato é que, se ainda não temos terminologias consolidadas numa área tampouco como a Comunicação, temos que sempre justificar nossas escolhas.
domingo, 10 de maio de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)