sexta-feira, 19 de junho de 2009

Atividades Diárias

Hoje o dia começou bem produtivo. Fiz uma ótima entrevista com o coordenador do IBRAM, dr. André Reis, q foi muito objetivo e solícito ao prestar informações sobre o papel do IBRAM e os principais desafios das empresas em relação a sustentabilidade.

Ele me falou que a Mineração Rio Norte irá realizar amanhã, dia 20, o 4o Encontro de Responsabilidade Social com as comunidades em Oriximiná-PA. Vou tentar conseguir noticias desse encontro para postar aqui.

Estou tentando falar com a FIEPA há uma semana para descobrir quem era o presidente da FIEPA em 1985, por ocasião da elaboração do primeiro EIA da EFC pela Vale. Vc liga lá e ninguém sabe de nada, não sabem quem foram os presidentes, nem o número do IBRAM nem do Sindicato da Mineração. Imagina se esse setor não fosse o principal da economia paraense. É lamentável.

Essa semana tenho acompanhado menos o que sai nos jornais sobre a Vale, para focar mais nas noticias da região de Carajás e sul do Pará. É impressionante como tem blog bom e muita notícia. Acho q as mídias sociais estão realmente revolucionando os relações de poder por lá pois permitem maior participação da sociedade civil nos debates sobre temas de interesse local.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Evento AMAZÔNIA e Desenvolvimento Territorial no séc. XXI

A mesa "Plano Nacional de Ordenamento Territorial e Dinâmicas Regionais
para uma Amazônia Sustentável", realizada no novo auditório do novissimo prédio de Ciências Jurídicas da UFPA, teve como palestrantes o Prof. Dr. Antônio Carlos Brandão (IE/ UNICAMP), a Profª.Drª.Edna Castro (NAEA/ UFPA) e o Prof. Dr. Rogério Hasbaert (PPGEO/ UFF). Alguns bons momentos do evento:

- Quando o prof. Carlos Brandão questionou porque não há trabalhos que proponha o diálogo entre Celso Furado e Milton Santos. Pelas idéias atemporais dos dois autores, sobretudo porque buscaram esclarecer quem e como se dão os processos decisórios, quem comanda os processos do pensamento hegemônico que determinam o território;

- A profa. Edna Castro chamou atenção para dois pontos fundamentais: a dicotomia entre objetivação e subjetivação das construções dos planos de desenvolvimento (super importante pensar esses paradigmas pelas ciências sociais), e o hiato que há entre a produção do planejamento e a sua efetivação por políticas públicas concretas.

- O prof. Rogério Hasbaert foi fundo na questão conceitual: espaço, território e região. Sua apresentação dos conceitos não apenas teóricos, mas que são usados pelos planos governamentais atuais. Citando Sack: "território: a face vivida e materializada do poder.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

O prazer e a dor das descobertas

O susto de desdobrir a emergência com que tenho q produzir o relatório técnico para o CNPq está passando aos poucos. Isso me fez partir para a escrita e também para algumas ações. Me filiei a ABERJE - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, para monitorar o que há de mais recente no mundo da comunicação corporativa. E também decidi não participar do INTERCOM q será em Curitiba. Estou em dúvida se irei para o Sustentável 2009 em São Paulo em agosto, afinal este será na PUC-SP.

Também revi a bibligorafia inicialmente proposta e atualizei com alguns títulos encontrados no NAEA. Minha forma labiríntica de trabalhar na biblioteca, me dá um sentimento de perdição, pois são muitos os trabalhos voltados a explicação histórica da ocupação da Amazônia pelo grande capital internacional. Ao mesmo tempo, é doloroso descobrir os mecanismos que produziram a situação degradante em que vive boa parte da população amazônica e paraense. Os efeitos nefastos todos sentimos, mas quem engendrou esse processo não. Cabe perguntar então: quem são eles? onde eles estão? o que acham dos prejuizos sociais e ambientais que causaram? Acho que a Hannah e sua reflexão sobre a Banalidade do Mal é o que me alenta nesse processo de descobertas incômodas.