quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Brasil: o país da comunicação e expressão

O que é comunicação? Como querer conceituar, definir, explicar algo tão complexo e ao mesmo tempo tão simples? Não podemos falar de toda a comunicação, mas de um ponto de vista, de um território específico, o brasileiro, lugar que é inaugurado não apenas por um ato, mas por uma carta. O batismo desse país é um ato de comunicação. A carta de Pero Vaz de Caminha.

" Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista a terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs nome - o Monte Pascoal e à terra - a Terra de Vera Cruz. (...) Dali avistamos homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos que chegaram primeiro."
(...)
" E o Capitão-mor mandou em terra no batel a Nicolau Coelho para ver aquele rio. E tanto que ele começou de ir para lá, acudiram pela praia homens, quando aos dois, quando aos três, de maneira que, ao chega o batel à boca do rio, já ali havia dezoito ou vinte homens. Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijos sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os pousaram"

A narração do primeiro contato nos mostra o encontro de duas culturas que ali se encontram e inauguram e dão início ao que hoje chamamos de cultura brasileira. Daí nosso pensamento de comunicação como cultura, algo que só se realiza dentro de uma ambiente cultural maior composto por hábitos, costumes, símbolos e laços entre os sujeitos que a compõem.

Autores basilares para a compreensão da comunicação neste curso: Dominique Wolton, Jurgen Habermas e Jesus Martin Barbero.

"Comunicação remete à ideia de relação, de compartilhamento, de negociação" (Wolton, p. 18)


Mensagem de Boas Vindas

" O capitalismo é o senhor do tempo, mas tempo não é dinheiro, isso é uma brutalidade, o tempo é o tecido das nossas vidas".
Antonio Candido, professor emérito da USP

"Tempo é tudo o que temos. Nossa vida é só tempo".
Maria Rita Kehl

Essas duas epígrafes nos inspiram a dar boas vindas a este tempo-espaço chamado "Comunicação e Sustentabilidade".  Em números será um tempo de 20 h, divididos em 5 encontros durante o mês de agosto de 2012. Desejo q cada um de nós possa aproveitar o máximo esse tempo com inteligência, fraternidade e criatividade.



Carl Sagan, astrônomo americano (9/11/1934-20/12/1996), ainda hoje é uma referência sobre as teroias do universo.

Outras referências que nos inspiram:




"I have a dream" (Eu tenho um sonho). Discurso proferido pelo pastor negro Marthin Luther King em 28 de agosto de 1963, durante a famosa Marcha de Washington, em favor dos direitos raciais dos negros dos EUA

- Filme Hair, diretor Millos Forman, de 1979

E no Brasil? O que temos a nos inspirar?
Um das combinações mais ricas entre natureza e cultura de nosso planeta. Lugar do home cordial de Sègio Buarque de Holanda, e também do herói às avessas de Mário de Andrade, Macunaíma:

"No fundo do mato virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente [...] 
Já na meninice fez coisas de sarapantar. De primeiro: passou mais de seis anos não falando. Se o incitavam a falar, exclamava:-- Ai! que preguiça!. . . e não dizia mais nada.[...]Quando era pra dormir trepava no macuru pequeninho sempre se esquecendo de mijar. Como a rede da mãe estava por debaixo do berço, o herói mijava quente na velha, espantando os mosquitos bem. Então adormecia sonhando palavras-feias, imoralidades estrambólicas e dava patadas no ar.Nas conversas das mulheres no pino do dia o assunto era sempre as peraltagens do herói. As mulheres se riam muito simpatizadas, falando que 'espinho que pinica, de pequeno já traz ponta."