segunda-feira, 22 de junho de 2009

Versão para Tradução_Novos Título e Objetivos

Hoje foi um dia estranho. Amanheci mto gripada mas com a pressão sobre a cabeça de refazer o projeto para traduzi-lo para o inglês. Uma boa surpresa foi reencontrar o quadro do relatório de sustentabilidade da Vale que mostra todos os públicos que a cia. considera mais importantes e os canais de comunicação utilizados. Isso me fez sistematizar melhor a metodologia e objetivos do trabalho.

Novo Título:
A Amazônia e o Pacto Possível.
A comunicação e as práticas negociadas das ações de sustentabilidade da Cia. Vale na região de Carajás - Pará.

Ações de sustentabilidade social e ambiental da companhia Vale, possíveis de serem pesquisadas:
Sociais:
· Escola que Vale (Parauapebas)
· Educação nos Trilhos (Marabá, Parauapebas)
· Vale Juventude (Marabá e Parauapebas)
· Vale Alfabetizar (Marabá e Parauapebas)
Ambientais:
· Floresta Nacional de Carajás
· Parque Zoobotânico de Carajás

Objetivos Gerais
  • Mapear os públicos diretamente e indiretamente impactados por essas ações, de dentro e de fora da cia., identificando nomes, funções e relações que essas pessoas estabelecem com a cia. e com o território em função das ações de sustentabilidade;
  • Mapear a opinião deles acerca das ações de sustentabilidade, da comunicação com a cia. e do território amazônico;
  • Construir uma reflexão teórica acerca dos conceitos de (In) Comunicação, Opinião Pública, Públicos e Persuasão verificando se as situações de comunicação verificadas em campo chegam a se constituir um espaço plural de debate e de ação, ou seja, a vida activa no sentido harendtiano do termo.
  • Diagnosticados as opiniões e imaginários, incentivar processos comunicativos no sentido da democratização das informações acerca do que significa sustentabildiade em um ambiente em que os valores, racionalidades e interesses são diversos daqueles onde esses conceitos foram gerados, inclusive, propondo uma contra-comunicação dos saberes locais, que já eram historicamente sustentáveis antes de todas as tentativas, públicas e privadas, de intervenção, ocupação e desenvolvimento do território amazônico[1].

    Objetivos Especificos
  • Pesquisar a história da cia. Vale, do ponto de vista cronológico linear, e também identificar os momentos mais importantes dessa história, provocados por influências de poderes internos e externos, seja dos governos nacional e internacionais, como dos movimentos do capital global que determinou ações importantes como a privatização da Cia. em 1997.
  • Pesquisar a história da exploração mineral no Pará, identificando seus principais momentos e atores, assim como a crescente institucionalização do segmento por meio de organizações como IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração.
  • Pesquisar a política de comunicação da companhia, identificando seus principais parceiros e fornecedores no Estado do Pará (Agências, Veículos, Assessorias, Consultorias etc.)
  • Realizar a aproximação junto aos departamentos gestores das políticas de sustentabilidade e comunicação da Vale para solicitar autorização para entrevistar seus funcionários, no sentido de mapear os responsáveis e objetivos dos projetos, atuações, formas de divulgação e relacionamento com os stakeholders, em especial as comunidades; além de compreender os mecanismos de construção do discurso persuasivo da Vale e como os relatórios de sustentabilidade se inserem no processo;
  • Nas entrevistas, mapear a percepção (opinião, imaginário) dos atores envolvidos do que se nomeia atualmente de Amazônia Sustentável, investigando inclusive o que serviu de referência para eles construírem essa opinião/imaginário;

Nenhum comentário:

Postar um comentário