quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Três referências sobre a história social do ambientalismo e suas relações com a Comunicação no Brasil

Livro:
A Modernidade Insustentável
Autor: Hector Ricardo Leis

Vinculando la filosofía y la política con la temática ambiental, el cientista social argentino-brasileño Héctor Leis, ofrece un detallado análisis del ambientalismo contemporáneo.
A lo largo de diez capítulos, en tres secciones, se consideran en primer lugar los temas sociales, económicos y ambientales, para abordar inmediatamente las críticas verdes a la modernidad. A través de esos capítulos el autor se traslada desde temas como los propósitos de la modernidad, a sus aspectos políticos, estéticos y éticos. Se analizan temas muy actuales, como el contexto de la globalización y el papel del mercado. El libro concluye con una fuerte apuesta a un nuevo ambientalismo.

Livro:
Mídia, Ecologia e Sociedade
Organizador: José Marques de Melo

Este livro é uma compilação dos artigos apresentados sobre esse tema na Intercom de 2008 realizada em Natal - Rio Grande do Norte. Mesmo que a maioria dos artigos abordem as coberturas da grande mídia sobre o tema ambiental, há muitas contribuições pertinentes sobre o papel da comunicação para a percepção, o debate e o envolvimento da sociedade com as causas ambientais.

Artigo:
Identidade e estratégia na formação do movimento ambientalista brasileiro
Autores: Angela AlonsoI; Valeriano CostaII; Débora MacielIII
IProfessora do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora da Área de Conflitos Ambientais do Cebrap 
IIProfessor do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp ) e pesquisador da Área de Conflitos Ambientais do Cebrap 
IIIProfessora de Sociologia da Faculdade de Direito de São Bernando do Campo e pesquisadora da Área de Conflitos Ambientais do Cebrap.
OBS.: Artigo em pdf disponivel no link Arquivos

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