Embora considere que na pesquisa-ação, como se pretende este estágio de pós-doc, não haja uma separação nítida entre as pesquisas teórica e empírica, faz-se necessário organizar o pensamento nos seguintes termos:
Metodologia Teórica e Investigativa
Período da Pesquisa: Janeiro a Maio de 2009.
Localização da Pesquisa: cidade de Belém (biblioteca do NAEA)
Dois procedimentos básicos, um de caráter investigativo e outro de caráter reflexivo:
1- Pesquisa multidirecional por meio de busca, leitura, acompanhamento e clippagem on-line de todo material referente a Vale: noticias, publicidade (anúncios impressos, material audiovisual etc), assessoria de imprensa, mídia espontânea etc. Fontes: site institucional da Vale, Folha SP, Estadao SP, Globo RJ, JB RJ, portal ORM (PA), Diário do Pará, além de blogs e sites indicados nos sistemas de busca.
2- Leitura de artigos, livros, dissertaçõe s teses, sobretudo do conhecimento produzido no âmbito da Pós Graduação do NAEA.
Referências mais importantes.
a) Quanto as reflexões conceituais acerca dos temas da Comunicação, Esfera Pública, Mídia, Opinião, Propaganda, Persuasão e afins:
- Livros de Manuel Dutra, Dominique Wolton, Jurgen Habermas e Hannah Arendt (incluindo alguns comentadores dela como Celso Lafer e Wolfgang Heuer).
- Artigos dos congressos INTERCOM, COMPOS, além de publicações referências da área como E-Compós e Revistas da ESPM e FGV.
b) Quanto aos temas do desenvolvimento sustentável e da RS das empresas:
- Artigo e livros de Ma Celia Paoli, Ladislau Dowbor, Milton Santos e Ignacy Sachs
- Artigos dos congressos ligados a Sustentabilidade, além do acompanhamento das atividades, discussões e produção do GVces - Centro de estudo da Sustentabilidade da FGV-SP e do periódico Página 22.
- Leitura dos relatórios de sustentabilidade de empresas consideradas referência na área como Natura, Banco Real e Bradesco (no Brasil), de da Vodafone e da Bayer (em nivel global).
- Teses e Dissertações NAEA: Neusa Pressler, Ana Pimenta, Rosane Steinbrenner
c) Sobre a Vale, e as questões da mineração na Amazônia:
- Acompanhamento diário dos sites da Vale, do SBB (Steel Business Briefing), MMN (Ministério das Minas e Energias), SEDECT (Sec. Estadual de Desenv. C&T), FIEPA e FIRJAN (Fed. Ind. PA e RJ), IBREM (Instituto Brasileiro de Mineração), no sentido de mapear informações e opiniões sobre as tendências e os impactos do negócio da mineração na região sudeste do Pará;
- Bibliografia: Bertha Becker, Edna Castro e Maria Celia Coelho
- Produção científica do NAEA: anais de encontros Amazônia e Fronteiras do Conhecimento, teses de M. Abreu, W. Glary, M. Arbage Lobo. Monografia de Elis Miranda.
- Primeiro EIA elaborado pela Cia. em 1985 sobre a Estrada de Ferro Carajás e Relatório de Sustentabilidade GRI3 de 2007.
- Todas as reportagens, vídeos, relatórios, artigos, teses, dissertações e material de comunicação institucional e promocional já lidos, vistos e catalogados sobre a cia. desde janeiro 2009.
- Livros e reportagens do jornalista Lucio Flavio Pinto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário