terça-feira, 26 de maio de 2009

O resumo inicial, do projeto aprovado pelo CNPq

Título do Projeto:
A comunicação da responsabilidade socioambiental da Cia. Vale: do discurso midiático às práticas negociadas.

Local: cidade de Parauapebas, Estado do Pará – Amazônia


Resumo
Neste projeto buscar-se-á pesquisar em que medida as ações de Responsabilidade Socioambiental da Cia. Vale resumem-se ao discurso midiático ou se configuram, de fato, em intervenções que têm impactado e resignificado as relações empresa-sociedade, provocando uma lógica diferente da apropriação predatória que sempre norteou a ocupação do território amazônico. É sabido que a incorporação de práticas social e ambientalmente responsáveis pelas empresas não deslocou o foco das corporações do que sempre foi seu objetivo primeiro: o lucro financeiro. Antes, pelo contrário. No momento atual, percebe-se duas vogas que orientam decisivamente o movimento do capital global em relação a Amazônia: de locus infinito de exploração de riquezas (extrativismo de matéria prima) a floresta preservada passa a ser um ativo financeiro valorizado, e potencial fonte de lucro. Somado a isso, a cobertura midiática internacional influencia a opinião pública que pressiona empresas, governos e instituições a posturas mais responsáveis em relação a questão social e ambiental. As ações de responsabilidade passam então a ser valorizadas pelo capital financeiro internacional, e as corporações capitalistas são pressionadas a incorporarem os relatórios de sustentabilidade (orientados/certificados por instituições como GRI, ISO, Ethos, IBASE etc) em suas práticas cotidianas, o que exige das empresas mais transparência e abertura ao diálogo com todos os grupos impactados pelas suas atividades. A relação Capital-Amazônia-Comunicação envolve, assim, questões complexas e amplas que, no entanto, podem ser captadas por um ponto emblemático: a intervenção concreta das práticas socioambientais dessas empresas. Daí a necessidade de focar a investigação neste debate/conflito: mapear as intencionalidades, discussões e decisões que geram práticas negociadas e seus efeitos no habitat amazônico pelo viés das ciências da comunicação.

Palavras-Chave
Amazônia, Responsabilidade Social Empresarial (RSE), Comunicação, Mídia, Sustentabilidade

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