A mesa "Plano Nacional de Ordenamento Territorial e Dinâmicas Regionais
para uma Amazônia Sustentável", realizada no novo auditório do novissimo prédio de Ciências Jurídicas da UFPA, teve como palestrantes o Prof. Dr. Antônio Carlos Brandão (IE/ UNICAMP), a Profª.Drª.Edna Castro (NAEA/ UFPA) e o Prof. Dr. Rogério Hasbaert (PPGEO/ UFF). Alguns bons momentos do evento:
- Quando o prof. Carlos Brandão questionou porque não há trabalhos que proponha o diálogo entre Celso Furado e Milton Santos. Pelas idéias atemporais dos dois autores, sobretudo porque buscaram esclarecer quem e como se dão os processos decisórios, quem comanda os processos do pensamento hegemônico que determinam o território;
- A profa. Edna Castro chamou atenção para dois pontos fundamentais: a dicotomia entre objetivação e subjetivação das construções dos planos de desenvolvimento (super importante pensar esses paradigmas pelas ciências sociais), e o hiato que há entre a produção do planejamento e a sua efetivação por políticas públicas concretas.
- O prof. Rogério Hasbaert foi fundo na questão conceitual: espaço, território e região. Sua apresentação dos conceitos não apenas teóricos, mas que são usados pelos planos governamentais atuais. Citando Sack: "território: a face vivida e materializada do poder.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário