sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O retorno a São Paulo

Depois de 10 meses direto em Belém e interior do Pará realizando a pesquisa de campo, chega a hora de retornar a São Paulo. Sair do umbigo revivido do convívio com a familia, do reencontro com os lugares da memória, os amigos de infância e do calor úmido tão conhecidos, para voltar a selva do concreto sempre desconhecida para um estrangeiro e para seus fluxos vertiginosos me faz lembrar o flâneur baudelairiano às avessas.

Me dá um misto de vazio e ansiedade pelo que virá. No fundo sei que todo meu corpo sente a mudança e tenta se readaptar. Sinto meu coração se acelerar, a respiração mais ofegante, a mão mais ágil e trêmula. Em 24 h, o corpo todo parece acelerar depois da hibernação amazônica. Tudo o que vi e vivi lá de repente assume outro contexto aqui. E sei que esse distanciamento é necessário para eu poder escrever com a máxima independência possivel.

Fui me despedindo aos poucos, e corooei esse tempo com a participação no Cirio, que é uma experiência que vai muito além da religião. Foi como tomar um choque de energia emanada daquelas 2 milhões de pessoas. Agora é voltar para a terra de quase 20 milhões de pessoas e tentar reencontrar meu lugar aqui. Devo voltar ainda a Belém e talvez a Parauapebas, de passagem, pois ainda há dados a recolher.

2 comentários:

  1. Que bom que a teremos de volta!!! Com certeza ficaremos todos felizes em recebê-la novamente. Que sua experiência aí possa ser valida, pois aqui já sentimos sua falta em vários sentidos, no diálogo sempre amigo com os alunos principalmente.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Estamos montando um cadastro de blogs relevantes segmentados por assunto.
    Caso tenha interesse em incluir o seu blog gratuitamente neste cadastro basta nos enviar uma mensagem para blogs@difundir.com.br informando o endereço do seu blog, e-mail de contato e assuntos que são abordados no seu blog.

    Abraço,
    Sergio
    blogs@difundir.com.br
    www.difundir.com.br

    ResponderExcluir